Julho: Mês da conscientização do câncer ósseo, de cabeça e pescoço

Amarelo e verde poderiam ser apenas duas tonalidades que compõe a bandeira do Brasil, mas são cores utilizadas em campanhas de conscientização do mês de julho, sendo amarelo para o câncer ósseo e o verde para câncer de cabeça e pescoço. Você por acaso já ouviu falar de Julho Amarelo ou de Julho Verde?  

Os tumores ósseos são raros e representam 1% de todos os cânceres do corpo humano, sendo mais frequentes em crianças e jovens adultos, entre 5 e 25 anos. Os principais sintomas são: dor nos ossos, inchaço na área afetada, perda de peso e febre. Os tumores podem se localizar em qualquer osso, mas geralmente são nos mais longos, como bacia, braços, pernas e coluna. O Julho Amarelo auxilia no processo de informação e prevenção do câncer ósseo.

O Julho Verde é uma campanha que iniciou em 2016 para alertar sobre o câncer de cabeça e pescoço, tendo como principal desafio o diagnóstico precoce. Os tumores de lábios, cavidade oral, faringe, laringe, cavidade nasal e tireoide, agrupados como cânceres de cabeça e pescoço, representam hoje a segunda maior incidência em homens brasileiros. O alto índice de mortalidade desse câncer se dá devido aos pacientes procurarem ajuda quando a doença está em estágios avançados.

Busque ter uma boa qualidade de vida, faça exames regularmente e vá ao médico quando seu corpo der sinais de que algo está errado. A prevenção é o melhor remédio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *